Tratamentos

O tratamento da enxaqueca crônica é realizado de duas formas, descritas no Consenso Latino-Americano para as Diretrizes de Tratamento de Migrânea Crônica e Consenso da Sociedade Brasileira de Cefaleia sobre o tratamento da migrânea crônica:1, 2

Tratamento agudo - para reduzir a frequência e intensidade das crises. Tem o objetivo de melhorar os sintomas das crises, a escolha do medicamento será definida por um médico caso a caso, incluindo tratamento hospitalar em pronto-socorro.¹

Tratamento preventivo - para prevenir a recorrência das crises¹ , podem ser utilizados medicamentos orais, tais como antidepressivos tricíclicos, neuromoduladores, betabloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio, e também medicamentos injetáveis2, 3.

Dentre os antidepressivos, os tricíclicos² são os mais utilizados para o tratamento da enxaqueca crônica. Há também os neuromoduladores e os betabloqueadores, os mais antigos no tratamento preventivo da enxaqueca crônica.

Na categoria dos injetáveis, um dos tratamentos tem o objetivo de reduzir a percepção da dor pelo sistema nervoso central1,2, ele é injetado nas fibras musculares em pontos específicos da cabeça, do pescoço e na porção mais alta do tronco. De acordo com o Consenso da Sociedade Brasileira de Cefaleia, é o único tratamento injetável com recomendação classe A1,2, que indica os tratamentos mais efetivos, com maior evidência e dados clínicos de eficácia.

Ainda dentre os injetáveis, há os anticorpos monoclonais, com atuação sistêmica e que inibem a ação de uma molécula responsável pelo desencadeamento da enxaqueca³.

Existem opções de tratamentos específicos que podem melhorar sua qualidade de vida1-3, mas todos eles devem ser orientados por um médico, e podem ser acompanhados também por uma equipe multidisciplinar. É sempre importante buscar orientação médica.

As informações disponíveis no portal Enxaqueca Crônica tem a intenção de fornecer informações sobre a condição. A consulta com o profissional de saúde é fundamental e imprescindível para eventual diagnóstico, tratamento e acompanhamento do paciente.

Referências

As referências deste texto são direcionadas à comunidade científica e profissionais de saúde. Em caso de dúvidas sobre a enxaqueca crônica, sintomas e tratamentos, consulte sempre um profissional de saúde.

Faça agora o teste de impacto da enxaqueca

Realize o teste e descubra, em poucos minutos, como a dor de cabeça impacta sua vida pessoal e profissional.

Realizar o teste
desenho de uma mulher de ocúlos pensativa desenho de uma mulher de ocúlos pensativa
imagem de médicos
imagem da Sociedade brasileira de cefaleia

Encontre os médicos
especialistas, membros da
Sociedade Brasileira de Cefaleia

fazer busca por médico