O tratamento da enxaqueca crônica é feito de duas formas distintas, sendo uma de profilaxia, ou seja, para prevenir ou inibir os episódios de crise, e outra de controle da dor durante a crise já instalada.
O tratamento profilático, preventivo, pode ser feito com medicamentos orais, tais como antidepressivos, neuromoduladores e betabloqueadores, e também com a aplicação de toxina botulínica A.
Dentre os antidepressivos, os tricíclicos a base de amitriptilina são os mais utilizados para o tratamento da enxaqueca crônica, apesar de pouco estudados.
Na categoria dos neuromoduladores, também conhecidos como anticonvulsivantes, estão os medicamentos topiramato, ácido valpróico e gabapentina, por exemplo.
Já os betabloqueadores, mais antigos no tratamento profilático (preventivo) contra as crises de enxaqueca, são também conhecidos pela indicação primária de tratamento da hipertensão. Compreendem os medicamentos atelonol, propranolol e outros.
Todos os medicamentos a base dos componentes citados acima necessitam de prescrição médica.
Já o uso da toxina botulínica A foi aprovado em 2011 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e é a mais recente novidade para prevenir as crises de enxaqueca crônica. Injetada nas fibras musculares e no tecido subcutâneo de pontos específicos da cabeça, do pescoço e na porção mais alta do tronco, a toxina botulínica interrompe a transmissão do sintoma doloroso pelo sistema nervoso central.
Com aplicações em intervalos de três meses, a terapia tem se mostrado bastante eficaz na redução do número de dias de cefaleia, na duração das crises, na intensidade das dores e principalmente na melhora da qualidade de vida dos pacientes.
IMPORTANTE
CONSULTE SEMPRE O SEU MÉDICO
TESTE O IMPACTO DA ENXAQUECA NA SUA VIDA
Você já se perguntou “Quanto a enxaqueca me afeta?”. Faça o teste e descubra como a dor tem impacto em sua vida pessoal e profissional. O prejuízo pode ser maior do que você imagina!
SAIBA +DIÁRIO DA ENXAQUECA
Baixe o aplicativo e anote suas atividades diárias e as informações sobre as crises de dor. Esses detalhes podem ajudar o especialista no seu diagnóstico! É rápido e simples.
SAIBA +ENCONTRE UM MÉDICO
Localize os médicos, membros da Sociedade Brasileira de Cefaleia, indicados para diagnosticar enxaqueca crônica e prescrever o tratamento adequado para seu caso.
SAIBA +Deixe a dor de cabeça de lado e receba a nossa newsletter