Enxaqueca Crônica - Suporte psicológico ajuda na prevenção da enxaqueca
< VOLTAR

Suporte psicológico ajuda na prevenção da enxaqueca

Publicado 30/03/2017
Enxaqueca crônica

A dor de cabeça pode ter como origem os mais variados gatilhos. Você sabia que os aspectos emocionais também podem desencadear crises de dor? Para nos ajudar a compreender o porquê isso ocorre, nós conversamos com Rosemeire Rocha Fukue, neuropsicóloga e pesquisadora Setor de Cefaleia da UNIFESP.

 

“O cérebro da pessoa com enxaqueca é mais sensível a estímulos, especialmente aos emocionais, podendo desencadear as crises de dor de cabeça. Esse processo cerebral deixa o indivíduo com enxaqueca crônica mais vulnerável às suas emoções – mesmo que estas sejam positivas”, explica a especialista.

 

Engana-se quem acredita que só o estresse pode ser um desencadeante. Segundo a psicóloga, ansiedade, irritabilidade, preocupação excessiva, medo, solidão, raiva e tristeza lideram a lista de gatilhos emocionais devido à dificuldade dos enxaquecosos em lidar com esses sentimentos.

 

Por isso, a busca por ajuda de profissionais especializados no tratamento psicológico da enxaqueca crônica é importante. “O papel desse profissional é auxiliar na identificação dos gatilhos emocionais, dar suporte na aquisição de novas habilidades de enfrentamento e orientar sobre técnicas para o controle das crises de dor de cabeça que possam ser aplicadas no dia a dia, tais como exercícios de respiração, relaxamento, mindfuness e biofeedback”, relata Rosemeire.

 

Vale lembrar que a enxaqueca é uma doença neurológica, por isso é primordial que o tratamento de base seja conduzido por um neurologista, que terá mais efetividade com a soma do tratamento psicológico, assim como da nutrição e fisioterapia, quando possível.

 

Não sofra, busque ajuda! Sempre é possível obter melhora com o tratamento correto.

 

O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.


TESTE O IMPACTO DA ENXAQUECA NA SUA VIDA

Você já se perguntou “Quanto a enxaqueca me afeta?”. Faça o teste e descubra como a dor tem impacto em sua vida pessoal e profissional. O prejuízo pode ser maior do que você imagina!

SAIBA +
DIÁRIO DA ENXAQUECA

Baixe o aplicativo e anote suas atividades diárias e as informações sobre as crises de dor. Esses detalhes podem ajudar o especialista no seu diagnóstico! É rápido e simples.

SAIBA +
ENCONTRE UM MÉDICO

Localize os médicos, membros da Sociedade Brasileira de Cefaleia, indicados para diagnosticar enxaqueca crônica e prescrever o tratamento adequado para seu caso.

SAIBA +