Enxaqueca Crônica - Vitamina B pode ajudar no combate à enxaqueca
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Vitamina B pode ajudar no combate à enxaqueca

Publicado 02/03/2017
Enxaqueca crônica

Algumas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento de nosso corpo. Entre elas está a Vitamina B, que também exerce papel fundamental no funcionamento do sistema nervoso. É por isso que hoje, com ajuda da neurologista Dra. Celia Roesler (CRM-SP 37.949), nós falaremos como esta vitamina pode te ajudar no combate às dores de cabeça.

 

Vitamina B2

Também conhecida como riboflavina, ela contribui para diminuir a frequência das crises de dor de cabeça devido à sua propriedade de quebra das moléculas de gorduras e proteínas e por contribuir para o aumento de energia das células cerebrais. Além disso, a Vitamina B2 é antioxidante, ajudando a reduzir e prevenir danos ao organismo.

 

Uma curiosidade é que a falta dela pode desencadear fadiga e sensibilidade à luz, considerados gatilhos para enxaqueca.

 

A Vitamina B2 está presente em alimentos como cereais enriquecidos, leite, queijo, fígado, legumes, ovos, vegetais folhosos verdes escuros, entre outros.

 

Vitamina B6

Esta vitamina é mais indicada nos casos em que a dor de cabeça teve início a partir de oscilações hormonais. Estudos já mostram que o complemento dela ameniza os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) porque ajuda a eliminar o excesso de estrogênio – aliviando as crises de enxaqueca.

 

Além disso, como a maioria dos pacientes enxaquecosos apresenta disfunção labiríntica, esta vitamina também auxilia no controle das tonturas.

 

Frango, peru, frutos do mar, salmão e banana são alimentos recomendados para manter o organismo com a quantidade ideal deste complexo.

 

Vitamina B12

O paciente que tem falta desta vitamina pode apresentar uma doença dessensibilizante, ou seja, que inibe a sensibilidade e pode gerar mais crises de dor de cabeça, além de problemas de memória. A Vitamina B12 ajuda justamente na prevenção destes problemas.

 

Alimentos como fígado, queijo, leite, ovos, espinafre, amêndoas e iogurte são fontes ricas nesse nutriente.

 

Lembre-se de conversar com o seu neurologista antes de fazer mudanças em seu cardápio. Ele é o profissional com acesso a todo o seu histórico e, assim, poderá compartilhar com o nutricionista quais são as propriedades alimentares que podem te gerar benefícios de forma efetiva.

O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.


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