Enxaqueca Crônica - Você conhece a Cefaleia do Sorvete?
< VOLTAR

Você conhece a Cefaleia do Sorvete?

Publicado 23/02/2017
Enxaqueca crônica

Com a temperatura nas alturas, quem resiste a um delicioso sorvete ou a um suco geladinho? Ninguém. No entanto, as pessoas que sofrem com algum tipo de cefaleia podem se deparar com uma súbita e intensa dor de cabeça, popularmente conhecida como cefaleia do sorvete.

Dra. Elza Magalhães (CRM BA-11224), neurologista em Salvador, explica que a dor ocorre imediatamente após o contato de alimentos ou líquidos gelados com o céu da boca devido à súbita e intensa contração seguida de dilatação dos vasos sanguíneos do interior da cabeça, quando a substância gelada toca o palato mole (céu da boca). 

Embora incômoda, não há motivos para preocupação por se tratar de uma dor benigna e que não deixa sequelas. Com duração média de 30 segundos, nem há tempo hábil de eliminá-la com analgésicos, por isso a neurologista conta que o melhor caminho é prevenir: “Ingerir os alimentos de forma lenta e em pequenas quantidades para evitar o contato intenso e súbito com o céu da boca é o melhor caminho, já que alimentos e bebidas geladas também podem ser gatilho para esse tipo de dor de cabeça em quem é portador de enxaqueca”.

Tenha essas dicas em mente e desfrute do calor com qualidade e bem-estar!

O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.


TESTE O IMPACTO DA ENXAQUECA NA SUA VIDA

Você já se perguntou “Quanto a enxaqueca me afeta?”. Faça o teste e descubra como a dor tem impacto em sua vida pessoal e profissional. O prejuízo pode ser maior do que você imagina!

SAIBA +
DIÁRIO DA ENXAQUECA

Baixe o aplicativo e anote suas atividades diárias e as informações sobre as crises de dor. Esses detalhes podem ajudar o especialista no seu diagnóstico! É rápido e simples.

SAIBA +
ENCONTRE UM MÉDICO

Localize os médicos, membros da Sociedade Brasileira de Cefaleia, indicados para diagnosticar enxaqueca crônica e prescrever o tratamento adequado para seu caso.

SAIBA +