Enxaqueca Crônica - Enxaqueca com aura tem tratamento
< VOLTAR

Enxaqueca com aura tem tratamento

Publicado 26/01/2017
Enxaqueca crônica

A enxaqueca é apenas uma entre os mais de 150 tipos existentes de dor de cabeça. Apesar de comum, ainda não se sabe com certeza as causas de sua origem para poder curá-las. Enquanto isso, os tratamentos procuram dar mais qualidade de vida a quem sofre com suas crises de dor, que em alguns casos, chegam a ser tão agressivas que colocam a doença entre as mais incapacitantes do mundo, como é o caso da enxaqueca com aura.

Dentre alguns dos sintomas da enxaqueca com aura está a dor intensa precedida de distúrbios visuais, como manchas brilhantes e borrões, além de formigamento nas pernas e braços. Sintomas estes bem parecidos com o de um AVC, ou derrame cerebral, como é popularmente conhecido. 

O médico anestesiologista Flávio Mello (CRM MT-967), do Mato Grosso, especializado no tratamento da dor, explica que a aura é uma alteração neurológica que pode ser visual, sensorial ou motora. “Na maioria dos casos, tem curta duração e antecede uma crise de enxaqueca, mas não elimina a possibilidade de ocorrência durante ou depois do episódio de dor”.

O médico ainda conta que os sintomas não precisam aparecer necessariamente juntos e podem variar de pessoa para pessoa: “Tontura, formigamento pelo corpo (boca, lábios, língua, braços ou pernas), dificuldade de fala e diminuição ou distorção da visão (formas desproporcionais, linhas onduladas ou em zig-zag), entre outros, podem surgir com mais ou menos intensidade”.

Ao perceber que a alteração neurológica está chegando, se possível, sente-se e espere passar. Não tente dirigir ou realizar atividades que exijam muito raciocínio e concentração.

Para o tratamento adequado da doença é preciso reportar todos estes sintomas ao médico, que indicará a melhor conduta para cada caso. Converse com o especialista, inicie o tratamento e comece a sentir diferença em seus dias. Viva sem aura, viva sem dor!


O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.


TESTE O IMPACTO DA ENXAQUECA NA SUA VIDA

Você já se perguntou “Quanto a enxaqueca me afeta?”. Faça o teste e descubra como a dor tem impacto em sua vida pessoal e profissional. O prejuízo pode ser maior do que você imagina!

SAIBA +
DIÁRIO DA ENXAQUECA

Baixe o aplicativo e anote suas atividades diárias e as informações sobre as crises de dor. Esses detalhes podem ajudar o especialista no seu diagnóstico! É rápido e simples.

SAIBA +
ENCONTRE UM MÉDICO

Localize os médicos, membros da Sociedade Brasileira de Cefaleia, indicados para diagnosticar enxaqueca crônica e prescrever o tratamento adequado para seu caso.

SAIBA +