Enxaqueca Crônica - Homens também podem sofrer com dores de cabeça
< VOLTAR

Homens também podem sofrer com dores de cabeça

Publicado 14/07/2016
Enxaqueca crônica

Sabe-se que tanto a enxaqueca episódica quanto a enxaqueca crônica acometem mais as mulheres. No entanto, os homens não estão muito longe do universo das dores de cabeça. Em homenagem a eles, já que em 15 de julho é celebrado o Dia do Homem, conversamos com o neurologista, professor do curso de medicina da UFCSPA e coordenador do Centro de Cefaleia do Hospital Moinhos de Vento Dr. Fernando Kowacs (CRM 16816) para saber quais são as diferenças de acometimento e tratamento para o sexo masculino.

 

De forma geral, os homens estão suscetíveis aos mesmos desencadeadores de crises de enxaqueca que o sexo feminino – jejum, estresse, abuso de analgésicos, bebidas alcoólicas, alimentos, entre outros. No entanto, há tipos específicos de dores de cabeça que acometem mais o sexo masculino, como é o caso da Cefaleia em salvas, Cefaleia primária do exercício e da Cefaleia primária associada à atividade sexual – o que não impede que eles também sejam acometidos por outros tipos de dor de cabeça, como a enxaqueca, cefaleia do tipo tensional, entre outras.

 

Cefaleia em salvas: é uma dor de cabeça relativamente rara, mas que causa muito sofrimento devido à intensidade excruciante das crises de dor na região do olho e em volta dele, que duram de 15 minutos a três horas (quando não tratada), mas que podem ocorrer mais de uma vez por dia durante semanas ou meses (ou mais de um ano, na sua forma crônica). Com o tratamento correto, essas crises podem ser abortadas e até mesmo prevenidas.

 

Cefaleia primária do exercício: ocorre habitualmente após a realização de exercício físico intenso e prolongado, especialmente em locais de grande altitude ou clima quente. A dor, que pode acometer qualquer região da cabeça, ainda é de causa desconhecida – possivelmente tem relação com a distensão das veias e artérias intracranianas. Para determinar se não há alguma doença grave causando essa dor, deve ser realizada uma avaliação médica. Após a confirmação do diagnóstico, ela pode ser prevenida com medicamentos ou através da redução da frequência e intensidade dos treinos.

 

Cefaleia associada à atividade sexual: este tipo de dor de cabeça não tem qualquer ligação com o esforço realizado durante a relação sexual, mas sim com a excitação e o estresse emocional. Pode ocorrer bilateralmente ou na nuca e a dor pode se intensificar conforme o homem atinge o ápice no orgasmo. Após o término da relação sexual pode ser que a dor melhore ou que persista por horas ou dias. Assim como em nos outros casos, o diagnóstico também só pode ser feito após a exclusão de causas graves e com a ocorrência de mais de um episódio.

 

Dentre as características comportamentais do homem em relação à dor de cabeça, Dr. Kowacs destaca o fato de que independente do tipo de cefaleia, para cada 5 mulheres que buscam ajuda, apenas 1 homem o faz. “Isso se deve a outros dois fatores: primeiro porque os homens costumam considerar a dor de cabeça como um problema tipicamente feminino, subestimando a sua ocorrência. Segundo, porque têm receio de que a medicação possa interferir na vida sexual, o que pode ser facilmente manejado pelo médico”.

 

O especialista ainda brinca: “E o tratamento para os homens ainda é mais fácil porque eles não correm o risco de engravidar no meio do processo e precisar interromper a medicação”.

A mensagem a deixar para eles neste dia em sua homenagem é que se cuidem, buscando ajuda profissional para viver e mais plenamente. 


O texto acima possui caráter exclusivamente informativo. Jamais realize qualquer tipo de tratamento ou se automedique sem a orientação de um especialista.


Referência:

Classificação Internacional de Cefaleias - 3ª edição


TESTE O IMPACTO DA ENXAQUECA NA SUA VIDA

Você já se perguntou “Quanto a enxaqueca me afeta?”. Faça o teste e descubra como a dor tem impacto em sua vida pessoal e profissional. O prejuízo pode ser maior do que você imagina!

SAIBA +
DIÁRIO DA ENXAQUECA

Baixe o aplicativo e anote suas atividades diárias e as informações sobre as crises de dor. Esses detalhes podem ajudar o especialista no seu diagnóstico! É rápido e simples.

SAIBA +
ENCONTRE UM MÉDICO

Localize os médicos, membros da Sociedade Brasileira de Cefaleia, indicados para diagnosticar enxaqueca crônica e prescrever o tratamento adequado para seu caso.

SAIBA +